― Full-stack freelance designer
Ajudo negócios e empreendedores focados na sustentabilidade a elevar a sua missão, construindo marcas ousadas para que possam criar mudanças significativas e de grande impacto nas suas comunidades e no mundo.
Acredito que apenas gráficos bonitos não ajudam a resolver problemas, mas sim o design com intenção, estratégia e focado nos resultados finais.
Acredito que o ser humano se poderá tornar mais consciente, justo para com a natureza e o planeta, que muitas vezes nos esquecemos de que esta é a nossa casa, o único local, de momento, em todo o universo, onde podemos respirar e viver.
Preocupo-me com o meio ambiente e adoro todas as causas e projetos relacionados com a sustentabilidade e desenvolvimento humano. E qual a melhor forma de poder juntar aquilo em que acredito àquilo que gosto de fazer?
Assim decidi abraçar este projeto e que para além das questões financeiras, que são necessárias para a continuação e melhoria dos meus serviços, quero deixar a minha pegada, contribuindo assim para um planeta mais limpo e sustentável.
Esta é um pouco da minha história. O que passei e o que aprendi com os meus erros. Percebo agora que para encontrarmos a nossa verdadeira paixão, a nossa verdadeira missão, não existem atalhos nem caminhos lineares.
Espero que encontres algum valor aqui e sobretudo possas ficar-me a conhecer um pouco melhor.
De Militar a Designer passando pela criação de carpetes tufadas à mão, entre os mais variados tipos de trabalhos, posso dizer que já vesti várias fardas e assim descrever o meu percurso de vida até agora.
Comecemos pelo início. Penso que como muitos, o meu primeiro contacto com o design foi com o Photoshop. Durante as festas da minha Vila, eu e o meu grupo de amigos decidimos que iria existir uma noite que utilizariamos t-shirts personalizadas.
Foi aí que comecei a dar os meus primeiros passos no design. Sem qualquer conhecimento, descarreguei algumas imagens do Google, juntei um Lettering e BUUMM. A melhor t-shirt da Festa. 🤣
Outubro de 2007, comecei uma jornada, que me tornaria muito daquilo que sou hoje, em termos de valores e respeito pelo próximo.
O ingresso na Força Aérea Portuguesa aconteceu na minha vida, ao inicio mais como uma escapatória, pois ali poderia ter o meu trabalho e ordenado fixos. Mas acabou por ser um dos pontos mais importantes até hoje.
Percebendo que a minha passagem na Força Aérea poderia ser temporária, decidi matricular-me para o Curso de Educação e Comunicação Multimédia. Sem grande noção ainda do que poderia ser o curso e qual seria o meu futuro, foi aqui que o meu grande desejo pelo design despertou.
Foi neste momento que percebi que era isto que queria fazer. Mas por falta de conhecimento, ou oportunidades, nada saiu como eu tinha planeado.
Foi quando decidi imigrar para a Alemanha na procura de um futuro melhor e onde talvez conseguisse trabalhar em Design. Foi o meu pensamento na altura.
Hoje sei que as oportunidades não aparecem, mas sim criam-se e só com bastante trabalho e dedicação é que poderão surgir.
Na Alemanha, mais propriamente em Leipzig, uma cidade de grandes criativos como Bach, estudei Alemão enquanto trabalhava como empregado de mesa numa Gelataria Italiana, alguns turnos noturnos numa fábrica de papel, fizeram de mim uma pessoa mais resiliente.
Com a sensação de que faltava alguma coisa, de que havia mais para dar, mais para aprender, aconteceu a mudança para a Suiça. É aqui que desenvolvo e crio carpetes tufadas à mão, uma técnica de manufacturarão de carpetes onde é necessário a utilização de uma pistola com ar comprimido. Além de muita paciência, criatividade, tempo, e treino.
Decidido a aprender mais sobre online marketing e melhorar os meus conhecimentos na língua Alemã, completei um curso de Online Marketing Manager, que não só me desafiou em termos linguísticos, mas também me despertou o grande interesse pelo mundo do marketing e estratégia.
Hoje percebo que o design não é apenas estético, não são apenas alguns gráficos, ou algumas cores e tipografias. O design deve ser funcional, criado com estratégia, planeamento e focado em resultados. Tem sido um longo caminho, entre livros, cursos, vídeos, projetos. Sei que ainda tenho muito para aprender e muitos erros para cometer, mas hoje percebo que todos os erros que cometi são a minha maior aprendizagem.
A vida é feita de experiências, e é com elas que posso crescer e me tornar melhor em tudo aquilo que faço.